Entrevista ao senhor Manuel Moroso, nascido a 1 de Julho de 1939, natural de Monte Goula e reformado da Guarda Nacional Republicana.
No dia 25 de Abril, quando ele comandava o posto de Vila Velha de Ródão, com a patente de cabo, ouviu, através dos órgãos de comunicação, que tinha havido uma revolução, chamada a Revolução dos Cravos, que pôs termo ao regime salazarista.
Em face disso, viveram-se períodos perturbadores da ordem social e Manuel, praticamente sozinho no seu posto, ficou com grandes dúvidas sobre qual o caminho que tinha que seguir, pois não sabia a quem obedecer e não tinha como comunicar com alguém. Ficou então a aguardar ordens dos seus superiores.
Graças à sua ponderação e ao seu comportamento e apartidarismo político, no contacto com as populações e autoridades civis, soube sempre continuar no cumprimento da sua missão.
Referenciou ainda que se lembra das músicas que passavam na rádio, tais como “Grândola Vila Morena”, e “Uma Gaivota Voava…” e que ouvia ainda o povo dizer “Vem aí uma bancarrota”.
Gonçalo Ventura
0 comentários:
Enviar um comentário