Sobre Nós

Somos a turma C do 9º ano da Escola Básica Integrada Cidade de Castelo Branco.

Sobre este Blog

Vai ser utilizado para fixar os trabalhos da disciplina de Área de Projecto dos alunos.

Objectivo frustrado


Quando este trabalho me foi pedido, entrevistei uma retornada de Angola, de nome Genoveva Almeida, que fora para lá com a intenção de criar um colégio para crianças carenciadas.

“ Nessa altura (anos 70) Angola era uma colónia rica em todos os aspectos, tais como petróleo, diamantes, terras férteis, com uma agricultura multifacetada que foi desde o café, algodão até frutos variados.

Quando lá cheguei, fui muito bem recebida, ao contrário do que esperava. Mas, infelizmente, o meu objectivo não foi atingido, porque, após o 25 de Abril, as coisas mudaram drasticamente, tanto para os brancos, como para os pretos. Nesta colónia, instalou-se uma guerra gerada pelos partidos (MPLA, UNITA, FNLA …) que destruíram toda uma vida que havia sido construída por todos aqueles que amavam a sua terra.

Com esta guerra, obteve-se um país caracterizado pela miséria e pela destruição. Assim sendo, tornou-se impossível concretizar o meu objectivo, sentindo-me obrigada a regressar à minha terra.

Foram trágicas as horas que vivi, para sair de um país em guerra. Enquanto esperava pelo avião, aguardei num campo de concentração e, juntamente comigo, esperavam mais de 14000 pessoas, por um voo que nos trouxesse ao inferno em que se tinha tornado o aeroporto de Lisboa.”

Genoveva Almeida

Cláudia Dias

0 comentários:

Enviar um comentário