Sobre Nós

Somos a turma C do 9º ano da Escola Básica Integrada Cidade de Castelo Branco.

Sobre este Blog

Vai ser utilizado para fixar os trabalhos da disciplina de Área de Projecto dos alunos.

A Ditadura Salazarista


O meu avô, durante as ultimas décadas do Salazarismo, tinha os seus 18/19 anos e contou-me que, naquela altura, não percebia grande coisa de política e por isso não percebia o que se passava à sua volta, mas apercebia-se do quão rígido era a ditadura pelas coisas que via e assistia.

Contou-me que a PIDE perseguia aqueles que criticavam o governo. Andavam à paisana, para, se ouvissem falar mal de o governo, os prenderem. Segundo ele, mesmo que alguém não tivesse dito mal do governo, bastava haver uma pessoa que não gostasse de outra, para ir fazer queixa dela à PIDE e essa pessoa ia imediatamente presa, sem justificação e sem perceber o porquê.

O meu avô contou-me que a primeira vez que votou foi quando tinha 18 anos, quando se deram as eleições de 1958, que envolviam Américo Tomás e Humberto Delgado. Mesmo sem perceber de política, votou a favor de Humberto Delgado, pois não gostava do ambiente que se vivia com o Salazarismo e sabia que Humberto Delgado estava contra o regime.

E, para concluir, contou-me que a primeira vez que ouviu a palavra fascismo foi no dia 25 de Abril de 1974, ouvindo pelas ruas dizer “abaixo ao fascismo”. Como não percebia o que queria dizer. achava que era um palavrão dito por aqueles que eram contra o governo.

Inês Morais

0 comentários:

Enviar um comentário