Sobre Nós

Somos a turma C do 9º ano da Escola Básica Integrada Cidade de Castelo Branco.

Sobre este Blog

Vai ser utilizado para fixar os trabalhos da disciplina de Área de Projecto dos alunos.

A vida não era fácil

A história que vou relatar foi-me contada pela minha avó paterna, Maria Silvares Dâmaso e pelo meu avô paterno, Francisco Domingues Mesquita, que nasceram ambos em 1921 e, nesta altura, tinham cerca de 30 anos.
Nesta altura, os meus avós trabalhavam na agricultura, numa quinta arrendada. Viviam do que produziam e do que conseguiam vender na praça, o que por vezes não era muito, pois, naquela época a maioria da população vivia também da agricultura.
Os meus avós não percebiam muito de política, mas viviam com medo do que ouviam dizer e sobretudo da guerra do ultramar e o meu avô, grande apoiante do Salazar, lá ia dizendo: “Esse homem é o melhor do mundo”.
O país estava muito pobre, e já há a algum tempo que os meus avós passavam dificuldades, o que os obrigou a emigrarem para França, em 1965, há procura de sustento para si e para os seus três filhos mais novos, já que a mais velha tinha arranjado emprego.
A vida nos anos 50/60 em Portugal não era muito fácil o que levou muitas famílias a emigrarem, especialmente para França.













Fig.1 – Os meus avós nos anos 50/60

André Mesquita

0 comentários:

Enviar um comentário