Nos anos 60/70 a sociedade Alemã já estava muito evoluída, todas as pessoas já tinham entrado em sociedade de consumo, ou seja, já possuíam televisão que naquela época ainda era a preto e branco e a 1ª emissão dava só a partir das 16h/17h e também já tinham o seu próprio carro.
Nessa altura, as pessoas começaram a trocar os campos pelas fábricas, nestas só trabalhavam homens e imigrantes, as mulheres alemãs só passaram a trabalhar em meados dos anos 70 e lá o ordenado era superior ao de Portugal.
Na Alemanha as pessoas eram civilizadas, bem-educadas, acolhiam de forma civilizada os imigrantes e tinham uma cultura muito vasta, porque quase todos tinham o 12º ano concluído.
Semanalmente chegavam folhetos às casas das pessoas com os horários das missas ou casamentos, baptizados, comunhões.
Todas as habitações possuíam electricidade, rede de esgotos, canalização e nos quintais havia o seu próprio contentor do lixo e mensalmente fazia-se a recolha do chamado ‘lixo grosso’ que era por exemplo, o mobiliário, electródomesticos, etc.
As ruas estavam todas alcatroadas e sempre limpas e de meia em meia hora havia sempre um transporte público. Nas passadeiras permanecia uma pessoa reformada que ajudava principalmente as crianças e os idosos a atravessarem a estrada.
As escolas primárias estavam todas equipadas com piscina, salas de audiovisuais e grandes ginásios, e para que os imigrantes Portugueses continuassem a aprender a sua língua materna, o Estado pagava a professores para lhes dar aulas.
Não existiam centros de saúde, os médicos possuíam o seu próprio consultório, e as consultas e as idas ao dentista eram gratuitas.Cada pessoa tinha o seu médico de família, e quem precisasse de fazer tratamentos prolongados, tinha direito a 6 semanas de termas gratuitas. Nas aldeias havia no mínimo dois médicos, dois dentistas e uma farmácia.
De facto, podemos concluir que a Alemanha estava muito evoluída, quer a nível da medicina, do ensino e do quotidiano das pessoas.
Nadine Teles
0 comentários:
Enviar um comentário