Resolvi pedir ajuda à minha avó, que aceitou de imediato responder às minhas questões.
A primeira pergunta que lhe coloquei foi em que ano é que ela tinha entrado em sociedade de consumo. Ela respondeu-me que tinha entrado, por volta de 1970/1971. Eu perguntei-lhe qual foi o primeiro aparelho adquirido e qual a razão para tal e a minha avó explicou-me que, naquela altura, era muito difícil manter os alimentos conservados por um longo período de tempo, por esse motivo o seu primeiro aparelho foi o frigorífico, logo depois seguiu-se, o ferro e a máquina de lavar.
Para além destes aparelhos essenciais, a minha avó passou a comprar objectos superficiais, como o rádio e a televisão, pois era aliciada pela publicidade, através dos jornais e das revistas.
Perguntei-lhe qual foi o grande motivo para ela começar a entrar em sociedade de consumo e ela respondeu que foi em grande parte devido a naquela época já ter três filhos.
A última questão que lhe coloquei foi porque é que ela entrou somente nesse ano e não mais cedo. Ela respondeu-me que foi devido ao facto do orçamento familiar ser muito baixo.
Em suma, com esta entrevista, pude concluir que, comparando a época da minha avó com a de agora, podemos verificar que agora a sociedade consome cada vez mais a grande parte dos produtos do mercado e muitas vezes produtos supérfluos.
Beatriz Antunes
0 comentários:
Enviar um comentário