Sobre Nós

Somos a turma C do 9º ano da Escola Básica Integrada Cidade de Castelo Branco.

Sobre este Blog

Vai ser utilizado para fixar os trabalhos da disciplina de Área de Projecto dos alunos.

Sociedade de consumo

Resolvi pedir ajuda à minha avó, que aceitou de imediato responder às minhas questões.

A primeira pergunta que lhe coloquei foi em que ano é que ela tinha entrado em sociedade de consumo. Ela respondeu-me que tinha entrado, por volta de 1970/1971. Eu perguntei-lhe qual foi o primeiro aparelho adquirido e qual a razão para tal e a minha avó explicou-me que, naquela altura, era muito difícil manter os alimentos conservados por um longo período de tempo, por esse motivo o seu primeiro aparelho foi o frigorífico, logo depois seguiu-se, o ferro e a máquina de lavar.

Para além destes aparelhos essenciais, a minha avó passou a comprar objectos superficiais, como o rádio e a televisão, pois era aliciada pela publicidade, através dos jornais e das revistas.

Perguntei-lhe qual foi o grande motivo para ela começar a entrar em sociedade de consumo e ela respondeu que foi em grande parte devido a naquela época já ter três filhos.

A última questão que lhe coloquei foi porque é que ela entrou somente nesse ano e não mais cedo. Ela respondeu-me que foi devido ao facto do orçamento familiar ser muito baixo.

Em suma, com esta entrevista, pude concluir que, comparando a época da minha avó com a de agora, podemos verificar que agora a sociedade consome cada vez mais a grande parte dos produtos do mercado e muitas vezes produtos supérfluos.

Beatriz Antunes


0 comentários:

Enviar um comentário