Sobre Nós

Somos a turma C do 9º ano da Escola Básica Integrada Cidade de Castelo Branco.

Sobre este Blog

Vai ser utilizado para fixar os trabalhos da disciplina de Área de Projecto dos alunos.

Com medo da PIDE

O meu avô contou-me que, na aldeia dele, Sarzedas, nas últimas décadas de Salazarismo, as pessoas mal falavam do governo, pois tinham medo que alguém os ouvisse. O meu avô era pedreiro e alguns dos seus colegas de profissão foram presos, porque durante o trabalho falavam sobre o governo e um dia a PIDE ouviu-os a falar e levou-os com eles.

O meu avô não gostava muito de falar de assuntos da política, pois tinha medo que alguém o ouvisse. Por vezes, havia reuniões, nas quais o meu avô também participou, em algumas vezes. Estas reuniões eram secretas, pois ninguém da PIDE podia saber disto. Nessas reuniões, eram debatidos os temas da actualidade, em que também criticavam o governo pelas medidas exercidas. Na aldeia do meu avô, tinha de se ter muito cuidado, pois havia agentes da PIDE disfarçados à civil, para controlar tudo aquilo que as pessoas diziam ou faziam. Alguns destes agentes disfarçados eram amigos do meu avô.

Segundo o que o meu avô me disse, a vida naquela época era muito difícil e hoje em dia vive-se muito melhor do que antigamente.









Tiago Gonçalves

0 comentários:

Enviar um comentário