Sobre Nós

Somos a turma C do 9º ano da Escola Básica Integrada Cidade de Castelo Branco.

Sobre este Blog

Vai ser utilizado para fixar os trabalhos da disciplina de Área de Projecto dos alunos.
domingo,
6
de

Com medo da PIDE

O meu avô contou-me que, na aldeia dele, Sarzedas, nas últimas décadas de Salazarismo, as pessoas mal falavam do governo, pois tinham medo que alguém os ouvisse. O meu avô era pedreiro e alguns dos seus colegas de profissão foram presos, porque durante o trabalho falavam sobre o governo e um dia a PIDE ouviu-os a falar e levou-os com eles.

O meu avô não gostava muito de falar de assuntos da política, pois tinha medo que alguém o ouvisse. Por vezes, havia reuniões, nas quais o meu avô também participou, em algumas vezes. Estas reuniões eram secretas, pois ninguém da PIDE podia saber disto. Nessas reuniões, eram debatidos os temas da actualidade, em que também criticavam o governo pelas medidas exercidas. Na aldeia do meu avô, tinha de se ter muito cuidado, pois havia agentes da PIDE disfarçados à civil, para controlar tudo aquilo que as pessoas diziam ou faziam. Alguns destes agentes disfarçados eram amigos do meu avô.

Segundo o que o meu avô me disse, a vida naquela época era muito difícil e hoje em dia vive-se muito melhor do que antigamente.









Tiago Gonçalves

0 comentários:

Enviar um comentário