Sobre Nós

Somos a turma C do 9º ano da Escola Básica Integrada Cidade de Castelo Branco.

Sobre este Blog

Vai ser utilizado para fixar os trabalhos da disciplina de Área de Projecto dos alunos.

O Regicídio

O regicídio aconteceu, na sequência da solução que D. Carlos tentou dar ao dissolver o Parlamento, entregando a chefia do Governo a João Franco, o qual passou a governar em ditadura.
Vários acontecimentos criaram no país um crescente descontentamento, tais como a censura à imprensa e vários foram os políticos que, devido às suas ideias republicanas, foram condenados a penas de degredo nas colónias.
A oposição ao Governo atingiu o máximo de descontentamento e de violência. Em 1 de Fevereiro de 1908, quando o Rei e a sua família regressavam de Vila Viçosa, houve um atentado contra o rei e o príncipe herdeiro do torno, D. Luís Filipe, os quais foram mortos por republicanos, no Terreiro do Paço, em Lisboa.
A rainha tentou defendê-los com a única arma que tinha, uma ramo de flores, que lhe fora oferecido quando chegou a Lisboa, gritando “Infames! Infames!”. D. Luís Filipe tirou o revólver do bolso do sobretudo, mas foi atingido no peito, que não provocando uma ferida mortal. Levantou-se de imediato, lançando quatro tiros rápidos sobre o assassino, mas logo outro assassino o alvejou, atingindo-lhe a face esquerda. D. Manuel, vendo o seu irmão tombar, tenta estancar-lhe o sangue com um lenço, mas esse ficou logo ensopado, sucumbindo de imediato.
Reconstituição do Regicídio

Ana Sofia Marques Barata

0 comentários:

Enviar um comentário