Sobre Nós

Somos a turma C do 9º ano da Escola Básica Integrada Cidade de Castelo Branco.

Sobre este Blog

Vai ser utilizado para fixar os trabalhos da disciplina de Área de Projecto dos alunos.

Francisco Tavares Proença Junior

Francisco Travares Proença Júnior nasceu, em Lisboa, na Lapa, em 1883, vindo a morrer em 1916, na Suíça, com uma infecção pulmonar.


No ano de 1899, aos 16 anos, foi para Inglaterra estudar, no colégio de Arreton- Vicarage, na ilha de Wight. Mas o Francisco só ficou um ano lectivo nesse colégio, pois foi-lhe diagnosticada tuberculose e teve de ir fazer tratamentos a Davos, na Suíça.

Quando voltou para Portugal, foi estudar Direito, para Coimbra, sem vontade, pois a sua paixão já era a Arqueologia.

Numas vezes que veio a Castelo Branco, onde a família tinha residência e propriedades, começou a fazer escavações nas terras em redor de Castelo Branco, em especial, no monte de São Martinho. Nessas escavações, descobriu muitos achados arqueológicos e com eles fundou o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em 1910, no Convento dos Capuchos.

Com a Implantação da Republica Francisco Tavares Proença Júnior jantou-se a uma causa com o nome de causa Monárquica e andou pela Beira Baixa a difamar os Republicanos e juntou-se na Galiza, a Paiva Couceiro, para defender as ideias do seu pai. E depois de dois anos contra os republicanos, vê-se obrigado a sair de Portugal.


Em 1914, Francisco Tavares Proença Júnior vai para La Rosiaz, na Suíça com tuberculose e ocupa o seu tempo a estudar histologia. No dia 24 de Setembro de 1916, morre, na Suíça, com 36 anos. A 14 de Outubro desse ano, realizou-se o seu funeral, em Castelo Branco.

Andreia Rodrigues

0 comentários:

Enviar um comentário