Sobre Nós

Somos a turma C do 9º ano da Escola Básica Integrada Cidade de Castelo Branco.

Sobre este Blog

Vai ser utilizado para fixar os trabalhos da disciplina de Área de Projecto dos alunos.

Museu Francisco Tavares Proença Júnior - Oficina de Bordado de Castelo Branco

A oficina de Bordado de Castelo Branco do Museu Tavares Proença Júnior foi fundada em 1976, com os objectivos de produzir, estudar, conservar e divulgar o Bordado de Castelo Branco. Ao longo dos anos, a oficina tem participado em muitas exposições, com os bordados feitos pelas bordadeiras que nela trabalham.

O Bordado de Castelo Branco é um dos produtos mais típicos desta região. Aparece normalmente em azulejos, calçada, quadros e colchas de linho bordadas com fio de seda natural. Estas colchas são o símbolo desta arte albicastrense, sendo, em tempos, utilizadas para enfeitar o leito das jovens da Beira. Os bordados foram também muito utilizados em momentos festivos.
Cada elemento do bordado de Castelo Branco tem uma simbologia precisa, ou seja, um significado próprio. Assim, os seus elementos são: a albarrada representa o lar e a árvore da vida; os encadeados representam a cadeia indestrutível do matrimónio; os lírios simbolizam a virtude; os corações, o amor; as gavinhas, a amizade; os cravos representam o homem e as rosas a mulher; os jasmins, a virtude da castidade, a hera, a firme afeição; os pássaros juntos, os desposados, quando não estão representados por simbólicos bonecos; os frangos e os galaripos, a prole bendita; os lagartos, os amuletos da felicidade tão desejada; e, por fim, as romãs e as pinhas simbolizam a solidariedade e a união da família.


Imagem 1: Bordado de Castelo Branco, onde são visíveis alguns dos símbolos

Imagem 2: Prédios em Castelo Brancos com azulejos da imagem dos bordados de Castelo Branco.

Imagem 3: Calçada em Castelo Branco com algumas das imagens dos bordados.


Imagem 4: Colcha de Castelo Branco, bordada com o típico Bordado de Castelo Branco.

Imagem 5: Quadro com a imagem do Bordado de Castelo Branco.

Imagem 6: Imagem de alguns símbolos do bordado

Inês Morais, N.º 7, 9.º C

0 comentários:

Enviar um comentário