Sobre Nós

Somos a turma C do 9º ano da Escola Básica Integrada Cidade de Castelo Branco.

Sobre este Blog

Vai ser utilizado para fixar os trabalhos da disciplina de Área de Projecto dos alunos.

A vida nas décadas de 30 e 40 do séc. XX

A minha avó, Maria Silvares Dâmaso, nasceu no dia 11 de Novembro de 1921, na Lardosa, freguesia do distrito de Castelo Branco.

Com 6 anos, sendo a mais velha dos seis irmãos, cuidava deles, todo o dia, enquanto os pais iam trabalhar para a fazenda. Mais tarde, com cerca de 8 anos, começou a ir trabalhar com os pais. Trabalhava de sol a sol e, quando tinha fome comia apenas pão ou frutos que colhia. Quando regressava a casa ajudava a mãe a fazer o jantar, que era à base do que tinha cultivado ou comprado nas feiras mensais.

Com 25 anos, deu-se a Guerra Civil em Espanha e a sua família passou grandes dificuldades, pois o governo mandou os agricultores mandar tudo o que produziam para Espanha e, os seus pais tinham de mandar a maioria das coisas para lá, sendo agricultores.

Como as pessoas estavam todas na miséria, havia muitos ladrões e contrabandistas, como se pode ver neste testemunho que vou mostrar:

Uma vez, o meu pai comprou uma saca de farinha para nós comermos, foi feita uma denúncia e a polícia foi lá a casa, sem nós sabermos muito bem o que se passava. Levaram o meu pai para o posto e passou lá a noite. No dia seguinte, o meu pai chegou a casa e disse que a farinha tinha sido comprada a um ladrão e teve de pagar uma multa de 200 $, pois pensaram que tinha sido ele a roubá-la e não tinha como se defender.” – contou-me a minha avó.

E era assim a vida nas décadas de 30/40 do séc.XX, difícil e injusta, por vezes.




A minha avó em 1940

André Garrido Mesquita


0 comentários:

Enviar um comentário