Manuel Cargaleiro é um pintor e ceramista natural de Vila Velha de Ródão mais propriamente de Chão de Servas. Nasceu em 1927, tendo realizado, 25 anos depois, a sua apresentação individual de cerâmica. No ano de 1957, partiu para França e passou a residir em Paris, embora nos anos 90 tivesse repartido a sua residência entre Paris e Lisboa. Criou, em 1990 a Fundação Cargaleiro, que conta já com alguns museus quer em Portugal quer em França. Possui um ateliê na Fábrica Viúva de Lamego, Sintra, e em 1999 criou outro, em Vietri Sul Mare em Itália.
Em 2004, inaugurou o Museu Artístico Industrial na mesma cidade acima referida.
As suas obras, estão estilisticamente inseridas no abstraccionismo geométrico tendo este aspecto sido influência da escola de Paris e principalmente da herança de Vieira da Silva (Maria Helena Vieira da Silva, pintora portuguesa amiga de Manuel Cargaleiro) de quem nunca se afastou por completo.
Mas o seu trabalho em cerâmica foi o que o levou a uma fama mais acentuada, tendo-se espalhado por Portugal e pelo estrangeiro. No estrangeiro, as suas obras ganharam maior visibilidade em Itália e em França.
Leandro de Jesus Raposo
9º C, Nº 15
0 comentários:
Enviar um comentário